Em 2020, o IPH propõe-se a apoiar a Hemorrede Nacional, com o objetivo de fortalecimento e união com a finalidade da promoção da doação de sangue e cadastro de medula óssea de forma voluntária, altruísta e anônima e suporte técnico e de gestão para os serviços de hemoterapia do país.
Assim, surgiu o Hemocentros Unidos, projeto de caráter colaborativo com a sociedade civil organizada, os serviços de hemoterapia e hematologia, profissionais e gestores, para a construção e promoção de estratégias e ações visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS no país.
Fortalecimento da Hemorrede nacional
Aumento das doações de sangue voluntárias
Educação continuada
De acordo com a Lei nº 10.205/2001 – Lei do Sangue, a Política Nacional de Sangue no Brasil é implementada, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, pelo Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados - Sinasan, composto pelos serviços de hemoterapia e pela Hemobrás, enquanto centro de produção de hemoderivados.
No âmbito nacional, a gestão e a coordenação do Sinasan é feita pelo Ministério da Saúde e cabe aos Estados e Distrito Federal a gestão do sistema em seu território, conforme previsto do Decreto nº 3.990/2001, que regulamenta a Lei do Sangue.
A Hemorede é organizada conforme o nível de complexidade dos serviços de hemoterapia, com as seguintes nomenclaturas: hemocentro coordenador, hemocentro regional, núcleo de hemoterapia, unidade de coleta e transfusão, unidade de coleta, central de triagem laboratorial de doadores, agência transfusional.
Organização da Sociedade Civil (OSC), conforme os preceitos da Lei 13.019/2013, sem fins lucrativos e filantrópica;
Através da plataforma IPH Transportes, o IPH realiza a logística de transporte de material biológico de toda a Hemorrede Estadual
Fundada em 2013, pelo até então Presidente Dr. Ormando Rodrigues Campos;
Através do seu segmento IPH Educa, realiza cursos presenciais e a distância com ênfase na hematologia e na hemoterapia;
Tem como objetivo apoiar ações sociais em saúde, ensino e pesquisa, notadamente nas áreas da hematologia e hemoterapia, bem como, dar apoio na gestão dos hemocentros.
Através da plataforma IPH Sistemas, realiza o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para hemorrede.
Veja aqui as iniciativas da Hemorrede nacional voltas para a melhoria da hematologia e hemoterapia no país.
O material aqui disponibilizado foi desenvolvido por profissionais especializados com o apoio do IPH, dos serviços de hemoterapia da Hemorrede, do Ministério da Saúde, Anvisa, empresas
Hemoterapia
Governança, gestão de risco estratégico e integridade
Hematologia (Hemoglobinopatias e Coagulopatias)
Gestão de equipamentos, infraestrutura e resíduos
Dados e informações de produção hemoterápica e hematológica
Portaria Nº 1.114/2021 - Redefine o Protocolo de Uso de Indução de Imunotolerância para Indivíduos com Hemofilia A e Inibidor
Portaria Nº 1.682/2020 - Altera o Anexo IV da Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.
Portaria Nº 1.710/2020 - Altera a Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o fornecimento do plasma excedente do uso hemoterápico, para a produção de medicamentos hemoderivados, no âmbito do SUS.
Portaria Conjunta nº 05/2018 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Falciforme. Portarias de Consolidação SUS - As Portaria de Consolidação do SUS (PRC), de 28/09/2017, foram publicadas no D.O.U. 03/10/2017, seção 1, em seis atos normativos, distribuídos em eixos temáticos. São elas:
Ver mais...
RDC nº 504/2021 - Boas Práticas para o transporte de material biológico humano.
Portaria Conjunta Anvisa/MS n° 370/2014 - Regulamento técnico-sanitário para o transporte de sangue e componentes.
Guia nº 34, versão 1, de 30/07/2020 - Guia para inclusão de critérios na triagem clínica e epidemiológica de candidatos a doação de sangue baseados em práticas individuais acrescidas de risco para infecções transmissíveis pelo sangue
RDC Nº 399/2020 - Revoga a alínea “d” do inciso XXX do art. 25 da Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 34, de 11 de junho de 2014
IN nº 1/2015 - Diretrizes do sistema nacional de hemovigilância.
Ver mais...