SOBRE


Em 2020, o IPH propõe-se a apoiar a Hemorrede Nacional, com o objetivo de fortalecimento e união com a finalidade da promoção da doação de sangue e cadastro de medula óssea de forma voluntária, altruísta e anônima e suporte técnico e de gestão para os serviços de hemoterapia do país.

Assim, surgiu o Hemocentros Unidos, projeto de caráter colaborativo com a sociedade civil organizada, os serviços de hemoterapia e hematologia, profissionais e gestores, para a construção e promoção de estratégias e ações visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS no país.

Hemorrede

Fortalecimento da Hemorrede nacional

Hemorrede

Aumento das doações de sangue voluntárias

Hemorrede

Educação continuada

HEMORREDE NACIONAL


De acordo com a Lei nº 10.205/2001 – Lei do Sangue, a Política Nacional de Sangue no Brasil é implementada, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, pelo Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados - Sinasan, composto pelos serviços de hemoterapia e pela Hemobrás, enquanto centro de produção de hemoderivados.

No âmbito nacional, a gestão e a coordenação do Sinasan é feita pelo Ministério da Saúde e cabe aos Estados e Distrito Federal a gestão do sistema em seu território, conforme previsto do Decreto nº 3.990/2001, que regulamenta a Lei do Sangue.

A Hemorede é organizada conforme o nível de complexidade dos serviços de hemoterapia, com as seguintes nomenclaturas: hemocentro coordenador, hemocentro regional, núcleo de hemoterapia, unidade de coleta e transfusão, unidade de coleta, central de triagem laboratorial de doadores, agência transfusional.

Mapa

DADOS DA HEMORREDE

Gráfico
Gráfico
Gráfico

REDE DE

ESPECIALISTAS

ÁREA RESTRITA
Esqueceu senha

O IPH


Mão

Organização da Sociedade Civil (OSC), conforme os preceitos da Lei 13.019/2013, sem fins lucrativos e filantrópica;

Transport

Através da plataforma IPH Transportes, o IPH realiza a logística de transporte de material biológico de toda a Hemorrede Estadual

Calendário

Fundada em 2013, pelo até então Presidente Dr. Ormando Rodrigues Campos;

Computador

Através do seu segmento IPH Educa, realiza cursos presenciais e a distância com ênfase na hematologia e na hemoterapia;

Exames

Tem como objetivo apoiar ações sociais em saúde, ensino e pesquisa, notadamente nas áreas da hematologia e hemoterapia, bem como, dar apoio na gestão dos hemocentros.

Hemocentros

Através da plataforma IPH Sistemas, realiza o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para hemorrede.

Ações
@Instituo Pró-Hemoce
Sociais

Serviços que receberam apoio do IPH e parcerias atuais

Serviços Serviços Serviços

AÇÕES


Veja aqui as iniciativas da Hemorrede nacional voltas para a melhoria da hematologia e hemoterapia no país.

O material aqui disponibilizado foi desenvolvido por profissionais especializados com o apoio do IPH, dos serviços de hemoterapia da Hemorrede, do Ministério da Saúde, Anvisa, empresas

Gota
Eventos / Simpósios
Gota
Ensino e desenvolvimento profissional (ambientes / plataformas de treinamento, aplicativos, Canais YouTube)
Gota
Promoção da doação voluntária de sangue (campanhas nacionais (Hemocentros Unidos, disponibilizadas pela Hemorrede para uso coletivo, MS)

PUBLICAÇÕES


Gota

Hemoterapia

Gota

Governança, gestão de risco estratégico e integridade

Gota

Hematologia (Hemoglobinopatias e Coagulopatias)

Gota

Gestão de equipamentos, infraestrutura e resíduos

Gota

Dados e informações de produção hemoterápica e hematológica

ORGANIZAÇÕES


MARCO REGULATÓRIO


Regulamentos Técnicos Específicos - Hemoterapia e Hematologia

Portaria Nº 1.114/2021 - Redefine o Protocolo de Uso de Indução de Imunotolerância para Indivíduos com Hemofilia A e Inibidor

Portaria Nº 1.682/2020 - Altera o Anexo IV da Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

Portaria Nº 1.710/2020 - Altera a Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o fornecimento do plasma excedente do uso hemoterápico, para a produção de medicamentos hemoderivados, no âmbito do SUS.

Portaria Conjunta nº 05/2018 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Falciforme. Portarias de Consolidação SUS - As Portaria de Consolidação do SUS (PRC), de 28/09/2017, foram publicadas no D.O.U. 03/10/2017, seção 1, em seis atos normativos, distribuídos em eixos temáticos. São elas:

Ver mais...

ANVISA - Regulamentos Sanitários

RDC nº 504/2021 - Boas Práticas para o transporte de material biológico humano.

Portaria Conjunta Anvisa/MS n° 370/2014 - Regulamento técnico-sanitário para o transporte de sangue e componentes.

Guia nº 34, versão 1, de 30/07/2020 - Guia para inclusão de critérios na triagem clínica e epidemiológica de candidatos a doação de sangue baseados em práticas individuais acrescidas de risco para infecções transmissíveis pelo sangue

RDC Nº 399/2020 - Revoga a alínea “d” do inciso XXX do art. 25 da Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 34, de 11 de junho de 2014

IN nº 1/2015 - Diretrizes do sistema nacional de hemovigilância.

Ver mais...

Não encontrou o que estava procurando?

Consulte os links abaixo: